“Quarta de Free Pelô” promove aula única para alunos da rede estadual

Foto: Uendel Gaite / Ag. A Tarde

Uma turma de estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira viveu uma tarde de imersão no clima de cultura e história do Pelourinho. Os alunos foram aproveitar a “Quarta de Free Pelô”, que garante gratuidade no acesso a alguns estabelecimentos no Centro Histórico.

O local escolhido para a visita foi a Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho, onde eles conheceram um pouco da história do escritor e de sua esposa, a também escritora Zélia Gattai. A visita guiada encantou os meninos, que puderam ver de perto as obras do casal e alguns objetos pessoais.

O professor de filosofia Roberto Fernando foi o responsável para acompanhar a turma na aula de campo. Para ele, é muito importante que esses jovens possam conhecer mais de Salvador e dos grandes nomes da Bahia.

“Jorge Amado é um grande monstro da nossa literatura, é uma hora para nós termos ele como representante da cultura baiana”, disse o professor.

“É muito positivo oportunizar que os alunos conheçam a cidade e sua história. É assim que vamos formar cidadãos competentes e habilitados para tocar o barco para frente”, concluiu.

Os alunos curtiram e muito a visita. Mais que aula de campo, foi uma imersão num universo de arte que despertou coisas boas em cada um, como contou a aluna Maria Clara Maciel.

“Achei incrível. Jorge Amado é história, é cultura, e é importante conhecermos tudo isso para não deixarmos apagar a memória dele”, disse a aluna.

Quem também apreciou a aula diferente foi o estudante Paulo Henrique Dias, que voltou a visitar a Fundação após muitos anos. “Foi muito bom voltar aqui, reviver algumas memórias que eu nem lembrava mais”, contou.

“Está sendo uma experiência incrível”.Após a visita, os alunos foram ao Teatro Sesc-Senac para encerrar o passeio em grande estilo com um bate-papo e apresentações sobre a escritora brasileira Carolina Maria de Jesus.

TEATRO DO SESC

O que começou bem terminou melhor ainda. No Teatro Sesc-Senac os alunos assistiram a uma breve encenação de um trecho do livro Quarto de Despejo, da autora Carolina Maria de Jesus. O mais interessante: as atrizes eram colegas de turma deles! Iasmin Sacramento, Amanda Ribeiro e Iasmin Pinheiro foram as protagonistas da cena. Além delas, a apresentação contou ainda com a voz da cantora e historiadora Rebeca Tárique.

“Essa é uma forma de oportunizar e promover a igualdade racial, fazer com que esses jovens acessem a sua história e o legado dos nossos antepassados, que demarcaram espaços de luta para que hoje a gente pudesse ocupar um espaço como o teatro”, disse a cantora.

Para fechar com chave de ouro, a escritora e poetisa Gilmara Santos mediou um bate-papo sobre a escritora Maria Carolina de Jesus. Para ela, é uma atividade muito importante a ser realizada com esses estudantes.

“A importância dessa atividade está muito ligada ao nosso processo histórico de um acesso negado a espaços de cultura, especialmente em um lugar historicamente importante para nós como é o Pelourinho”, pontuou Gilmara. “Por essa essa centralidade do tema de rememorar a história dessa mulher negra que deve ser uma referência”.

O PROJETO

Quem quiser, assim como a galera do CEAAT, conhecer um pouco do Pelourinho sem pagar nada, é só chegar por lá numa quarta-feira! É possível conhecer 17 espaços sem pagar a entrada na graças ao Free Pelô.

Saiba quais são alguns deles: Museu da Imprensa, Casa do Carnaval, Museu Tempostal, Casa Cultural Solar Ferrão, Museu da Gastronomia Baiana, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Museu do Mar Aleixo Belov, Memorial das Baianas de Acarajé, Igreja Nossa Senhora dos Rosário dos Pretos, Memorial da Medicina Brasileira, Casa do Benin etc.

plugins premium WordPress